sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dando início ao blog...

A escrita sempre foi algo muito marcante na minha vida. Sempre gostei muito de escrever e sempre soube me expressar melhor dessa forma. Espero que esse blog seja um refúgio para mim, pois a cada semestre que passa, mais dúvidas sobre a psicologia surgem na minha cabeça e quem sabe aqui, posso acabar encontrando pessoas com as mesmas dúvidas ou procurando, assim como eu, novas respostas.

Não consigo parar, preciso seguir em frente, preciso saber que estou no caminho certo, apostar todas as fichas e dar o máximo de mim. Não sei viver de medidas, gosto de tudo em excesso, prefiro pecar desse jeito, do que ter sentido menos do que posso sentir.
Não tenho medo de ficar cansada, de estudar durante toda a madrugada, de trabalhar muito, de sair todo final de semana, de amar as pessoas intensamente, de fazer mil coisas ao mesmo tempo.
Eu vejo a vida passando e muitas pessoas ficando, evitando se confrontarem com o presente que corre e futuro que chega. Crescer dá um medo, vontade de seguir em frente, vontade de permanecer criança, mas quem disse que não podemos ser ambos? Eu tenho metas, sonhos e desejos de gente grande, com a esperança de que tudo possa realmente acontecer, exatamente como uma criança. Eu vejo meus sonhos como idéias de compromisso que eu estabeleço com a minha vida. Quando nos comprometemos com alguma coisa, por mais bizarra e aparentemente sem sentido para os outros ela seja, devemos desfrutar das sensações que essa experiencia nos proporciona pelo simples prazer de termos escolhido nos comprometer com isso. Eu acho que as melhores coisas da vida surgem de nos comprometermos com o que nos motiva, nos inspira, nos cativa, nos envolve. Não é necessário justificar o porque, não é necessário que faça sentido pros outros, o coração nunca se preocupou com isso.

Para finalizar, Freud, com a seguinte frase:
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste"

2 comentários:

  1. Luisa, você está de parabéns pela iniciativa. Para começar, me surpreendi muito com a qualidade da tua escrita. Sempre soube que você se expressava bem oralmente, então foi um choque perceber como você se expressa bem escrevendo, também.
    Não tenho conhecimentos muito específicos da psicologia, mas será um prazer ler seus textos e aprender um pouco dessa área tão ampla e de interesses para todos.
    Gostei principalmente de você ter mencionado a questão da maturidade, e acho até que você poderia escrever um pouco mais sobre isso. Porque pelo que vejo, os jovens na nossa idade tem muita dificuldade de engajar na vida adulta, sempre ressaltando o excesso de compromissos que terão que establecer, privilégios que terão que perder e até incomprenssão com o fato de que a vida na adolescência foi ingênua e que foi uma apenas uma transição. Não podemos ficar tão ligados ao passado e a memórias ou traumas desse passado, porque se não, deixaremos de viver o presente com a devida intensidade.
    Luisa, você que sabe que te considero de 'montão', você já é uma irmã pro pessoal aqui do rio.
    É isso, boa sorte nesse caminho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, gostei da forma pela qual se expressou. De fato o que voce escreveu condiz muito com os conceitos da psicologia cognitiva de Aaron Beck... muito bom seus textos.

    ResponderExcluir